29/10/2012

Infectologistas lançam livro com análise estruturada da dengue no Brasil


Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) 2,5 bilhões de pessoas vivem em áreas de risco para transmissão da dengue. No Brasil, apesar da redução do número de casos no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período de 2011, a proximidade do verão volta a deixar todos em alerta, já que é o período mais propício para a proliferação do mosquito transmissor. Como os profissionais da saúde devem se preparar para lidar com o tipo 4 da doença, que vem ganhando importância? E como tratar os pacientes com as formas graves? Cada vez mais as crianças têm mais risco de ter dengue grave, qual é a melhor forma de lidar com esse fato?
 
Estas e outras perguntas são respondidas pelos médicos Dr. Artur Timerman, Dr. Estevão Nunes e Dr. Kleber Luz no livro “Dengue – Doença Urbana. Publicado pela editora Limay, a obra tem como público alvo os profissionais da saúde e terá distribuição gratuita.
 
“A dengue é uma doença que tem um enorme impacto quando se pensa em saúde pública, e acreditamos que com o lançamento do livro ‘Dengue – Doença Urbana’ conseguiremos atingir profissionais de saúde de todo o País, levando conteúdo relevante e atualizado. Desta forma esperamos contribuir para melhorar o controle da doença no País”, diz o Dr. Artur Timerman, infectologista e organizador do livro.
 
A obra é o resultado de painéis de discussão sobre o assunto que acontecem desde 2008, quando houve uma grave epidemia que causou sérios danos à população brasileira. O livro reúne o conhecimento acumulado desde então, com um olhar atualizado sobre o período 2012/2013.
 
“Podemos dizer que a dengue é um mal das grandes cidades. É fruto da urbanização caótica que vem sendo verificada nas últimas décadas. A falta de abastecimento regular de água e de coleta de lixo está relacionada ao alto número de casos de dengue nas cidades”, relata Dr.Timerman.
 
O livro “Dengue – Doença Urbana” acaba de ser lançado e será distribuído a médicos de todo o Brasil. Profissionais da saúde interessados em receber o material podem acessar o site www.medlink.com.br, a partir de 29 de novembro, e fazer o download do conteúdo. Vale lembrar que este conteúdo é voltado a médicos e demais profissionais da saúde.
 
Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário