25/11/2012

Emoção e fé às ruas e avenidas de João Pessoa


Segundo estimativas da Polícia Militar, são cerca de 300 mil devotos.
Romaria tem 14 km de percurso, sendo a maior da Paraíba.

Do G1 PB
Comente agora
Cerca de 300 mil romeiros tomam conta da Avenida João Machado, em João Pessoa, para homenagear Nossa Senhora da Penha (Foto: Jorge Machado/G1)Cerca de 300 mil romeiros tomam conta da Avenida João Machado, em João Pessoa, para homenagear Nossa Senhora da Penha (Foto: Jorge Machado/G1)
Emoção e fé tomaram as ruas e avenidas de João Pessoa neste sábado (24) na tradicional Romaria de Nossa Senhora da Penha. Às 19h, faltando três horas para o início de um percurso de 14 quilômetros, já era grande o número de romeiros da Paraíba e de estados vizinhos como Pernambuco e Rio Grande do Norte concentrados em frente à Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro da capital paraibana, onde tem início a caminhada.

Às 22h, o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, proferiu a Bênção do Envio em cima de um dos seis trios elétricos que animaram os cerca de 300 mil devotos, segundo estimativas da Polícia Militar. No discurso, Dom Aldo destacou a união da família como forma de viver em comunhão com Deus. Em seguida, convidou os fiéis a começar a longa caminhada, com previsão de terminar às 5h da manhã do domingo (25), no Santuário de Nossa Senhora da Penha.
Dentro da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, local onde tem início a Romaria da Penha, fiéis aproveitaram momentos preciosos para tocar a santa e, em silêncio, rezar e agradecer (Foto: Jorge Machado/G1)Dentro da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, local onde tem início a Romaria da Penha, fiéis aproveitaram momentos preciosos para tocar a santa e, em silêncio, rezar e agradecer (Foto: Jorge Machado/G1)
A Avenida João Machado ficou pequena para a multidão que veio louvar e agradecer. Dentro da igreja, fiéis aproveitaram momentos preciosos para tocar a santa e, em silêncio, rezar.
A funcionária pública Maria Bernadete Alves, de 52 anos, cantou músicas de Roberto Carlos como uma forma de louvar. “Para mim Nossa Senhora da Penha significa renovação de vida. Foi justamente o que aconteceu comigo. Caminhar ao lado dessa santa poderosa já é uma graça. A emoção que eu sinto há sete anos, quando decidi vir para a Romaria, é simplesmente inexplicável”, diz com os olhos cheios de lágrimas.

Histórias de graças alcançadas não foi difícil encontrar. Gilsivana Soares de Oliveira, de 43 anos, veio de Sousa, Sertão da Paraíba, para pagar uma promessa que a irmã fez para ela conseguir uma casa própria. “Passei muito tempo pagando aluguel e, graças à Nossa Senhora da Penha, há um ano e meio consegui realizar o sonho. Fazer todo o percurso com essa casinha na mão é apenas um símbolo da minha eterna gratidão”, revela.
 
Depois de fazer uma promessa há cinco anos, auxiliar de serviços gerais garante ter alcançado graça (Foto: Jorge Machado/G1)Depois de fazer uma promessa há cinco anos,auxiliar
de serviços gerais garante ter alcançado graça
(Foto: Jorge Machado/G1)
A auxiliar de serviços gerais Ana Lúcia Lacerda, de 45 anos, veio à Romaria agradecer  pelo sonho da casa própria realizado, mas também o emprego que o filho conseguiu graças a uma promessa que fez à Nossa Senhora da Penha. “Há cinco anos eu fiz uma promessa para conseguir a minha casa. Em setembro, vi o resultado da fé e da esperança que eu depositei nessa santa poderosa. Vivia passando por muitas dificuldades, o meu filho desempregado e, além disso, nós tendo que pagar aluguel. Por isso, nesta noite eu vim agradecer pela minha vida e pelas bênçãos recebidas”.

Na Romaria da Penha, há também histórias de pessoas que só gostariam de ter o essencial, como a saúde, por exemplo. A aposentada Martinha Santos, de 68 anos, hoje acompanha a Romaria em uma cadeiras de rodas.
Mesmo em uma cadeira de rodas, dona Martinha vai percorrer os 14 quilômetros de romaria (Foto: Jorge Machado/G1)Mesmo em uma cadeira de rodas, dona Martinha
vai percorrer os 14 quilômetros de romaria
(Foto: Jorge Machado/G1)
Há seis meses, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Perdeu a capacidade de se locomover, mas não a fé na mãe de Deus, como garante toda entusiasmada. “Eu estou nesta cadeira de rodas, mas a minha fé é tão grande que eu não me sinto presa. Eu me sinto como se estivesse voando. Acredito muito que vou conseguir a minha saúde de volta”, conta sorridente e confiante.

Segurança dos devotos
Para a Romaria da Penha, a Polícia Militar colocou nas ruas 800 policiais e 70 viaturas. O policiamento ostensivo será empregado ao longo dos 12 quilômetros de percurso, das 18h do sábado até as 18h do domingo.

Conforme o comandante do Policiamento Regional Metropolitano (CPRM), coronel Jefferson Pereira, o esquema de policiamento foi dividido em oito setores, com uma atenção maior para a chegada dos fiéis, no santuário da Penha, onde estarão concentrados 216 homens. A romaria será monitorada por câmeras, em toda a área do Santuário, e todo o percurso contará com a presença de 22 pontos de observação policial (POP), ainda conforme coronel Jefferson.

Segundo o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Dênis Nery, a guarnição colocou à disposição do romeiros da Penha 102 homens divididos entre a concentração e o percurso.São tropas especializadas em combate a incêndio, resgate e busca e salvamento. Na praia da Penha, onde termina a Romaria, foram colocados oito guarda-vidas em pontos estratégicos.
"Temos para atender aos romeiros três viaturas de combate a incêndio, três ambulâncias e quatro motos”, destacou Dênis Nery.

Nenhum comentário :

Postar um comentário