MUNDO
República Democrática do Congo
Texto Juliana Batista | Foto Lusa | 29/12/2012 | 08:26
Muitos menores desconhecem o paradeiro das suas famílias devido aos conflitos no leste do Congo. Desprotegidas, as crianças são vítimas de violência sexual e sequestro e ainda correm o risco de serem recrutadas por milícias armadas
IMAGEM
Milhares de crianças e adolescentes estão isolados das suas famílias nos acampamentos localizados na província de Kivu Norte, no leste da República Democrática do Congo (RDC), onde podem ser alvo de violência sexual e sequestro e correm o risco de serem recrutadas por milícias armadas. O alerta foi lançado pela «Save the Children», uma organização não governamental (ONG) de direitos da criança.
«Encontramos crianças separadas das suas famílias com histórias terríveis sobre como se perderam dos seus pais enquanto fugiam do conflito» armado no leste do país, refere Rob MacGillivray, diretor da ONG na RDC. «Muitas vezes não sabem o que aconteceu com as suas famílias, e não sabem se sobreviveram. Estão aterrorizados e querem desesperadamente encontrar os seus pais», explica um comunicado da organização.
«Estamos a fazer tudo o que podemos para assegurar que estas crianças recebem o apoio que necessitam e para que consigam reunir-se de novo com as suas famílias», acrescenta. É o caso de Anicet, de 10 anos. Os pais desta menina foram localizados. «Lembro-me do dia em que deixei os meus pais», afirma. «Eu ouvi tiros e estava com muito medo. Pensei que os meus pais estavam mortos». A menor viveu sozinha durante meses e sobreviveu graças à «ajuda de pessoas e vizinhos», explica a organização não governamental.
Nenhum comentário :
Postar um comentário