17/02/2013

Crianças passam fome no Mali


MUNDO
Crise humanitária à vista

Texto Francisco Pedro | Foto Lusa | 17/02/2013 | 08:23

No Mali, há milhares de crianças deslocadas que estão a passar por graves dificuldades alimentares
Milhares de jovens deslocados enfrentam uma escassez de alimentos alarmante. Alguns estão a passar fome há meses e outros só comem arroz às refeições
IMAGEM
A denúncia partiu da organização não governamental (ONG) Save the Children. No Mali, há milhares de crianças deslocadas que estão a passar por graves dificuldades alimentares. Se não houver uma intervenção urgente, teme-se uma nova crise humanitária. Estima-se que mais de 200 mil menores deixaram as suas casas. Metade está espalhada pelo país, a outra metade tem procurado refúgio nos países vizinhos.

«As crianças tiveram que fugir, aterrorizadas, depois de passarem fome durante meses», lamentou o diretor da organização, Tom McCormack, adiantando que muitos dos jovens «têm reduzido a alimentação e alguns só comem arroz». Apesar da violência estar a diminuir, a situação está longe de estabilizar.

«A comida é um problema, não temos dinheiro e portanto não temos alimentos», contou Amanda, de 13 anos, às equipas da Save the Children. «Só temos arroz para comer e não podemos comprar vegetais», queixou-se, por outro lado, Zeinabou, de 44 anos, mãe de sete filhos. A ONG reclama ajuda urgente para apoiar estas famílias.

Nenhum comentário :

Postar um comentário