16/02/2013

São Francisco e a Minoridade

Frei Marcio Magalhães*
Apesar de o termo “Minoridade” aparecer poucas vezes nos textos de Francisco, pode-se observar que esta questão é de fundamental marca da Ordem Franciscana, mas a própria identidade da mesma. É uma característica que não pode jamais ser esquecida ou desvalorizada.

Para o santo, ser frade é ser menor e estar disposto a assumir a humildade, a simplicidade e a pobreza como forma de vida. Durante toda a sua vida, o caminho de santidade que percorreu sempre, esteve diretamente ligado à minoridade como forma de vida.

Não é possível compreender Francisco em toda sua santidade e radicalidade de conversão sem se levar em conta que ele assumiu para si e para os seus o desejo de ser menor, como modo de viver o Evangelho e de imitar Jesus Cristo, que se fez pobre, humilde e crucificado, apesar de sua condição divina (cf. Fl 2). O Santo de Assis se fez menor e, quando recebeu do Senhor a graça dos Irmãos, testemunhou a cada um a necessidade de viver com critérios diferentes daqueles que eram exaltados em sua época e que são até hoje. 

Assim, ele distanciou-se do pensamento comum de ser grande, ter poder e riqueza e buscou ser o menor, assumindo a pobreza, acolhendo os leprosos e vivendo no meio deles. Fez-se menor para estar entre aqueles que eram tidos como menores. Deste modo, mostrou ao mundo que é possível uma realidade diferente, onde os valores indicados por Jesus Cristo têm mais valor que os apontados pelo mundo.

*Frade franciscano, RS




Nenhum comentário :

Postar um comentário