13/03/2013

Curiosity da Nasa encontra evidências de que Marte pode ter abrigado vida


A foto mostra duas rochas analisadas pela Nasa em Marte: à esquerda, pelo robô Opportunity, em 2004, e à direita, pelo Curiosity, em 2013 (Foto: NASA/JPL-Caltech/Cornell/MSSS)agência espacial americana (Nasa) divulgou nesta terça-feira (12) que Marte pode ter abrigado vida. O jipe-robô Curiosity, que estuda a superfície do planeta, recolheu e analisou uma amostra de rocha do local, identificado nela enxofre, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, fósforo e carbono, alguns dos ingredientes químicos essenciais para a vida.  
"Uma dúvida fundamental para esta missão era sobre a possibilidade de Marte ter sido um ambiente habitável", disse Michael Meyer, cientista coordenador do Programa de Exploração de Marte, da Nasa, na sede da agência em Washington, nos Estados Unidos. "Pelo que sabemos agora, a resposta é sim."
O Curiosity perfurou uma rocha e colheu seus detritos em fevereiro, em um área conhecida como Yellowknife Bay, a poucas centenas de metros do local onde descobriu, em setembro de 2012, ter abrigado um lago. A análise foi realizada graças aos instrumentos Sample Analysis at Mars (SAM) e Chemistry and Mineralogy (CheMin), acoplados ao robô. 
Os resultados mostram que, antigamente, a região de Yellowknife Bay deu lugar a um rio ou lago com condições favoráveis à vida de microorganismos. Ao contrário de outras em Marte, estas águas não eram ácidas ou extremamente salgadas. A pedra analisada era composta de minerais de argila, minerais de sulfato e outras substâncias químicas. 
"A variedade de ingredientes químicos que identificamos na amostra é impressionante, e estas combinações indicam uma possível fonte de energia química para os microorganismos", disse Paul Mahaffy, pesquisador responsável pelo instrumento SAM. Uma nova amostra de rocha será colhida para confirmar os resultados.
Os cientistas planejam estudar a Yellowknife Bay por mais algumas semanas, para depois começar uma longa viagem até o principal monte da cratera Gale, o Sharp. O Curiosity, transportando 10 instrumentos científicos, aterrissou na superfície de Marte em 6 de agosto de 2012 para uma missão de dois anos.
EK
Revista Época

Nenhum comentário :

Postar um comentário