07/05/2013

Rio receberá evento de Bill Clinton em dezembro


Bill Clinton e Eduardo Paes (Foto: J.P.Engelbrecht )Rio de Janeiro será palco, entre os dias 8 e 10 de dezembro, do primeiro encontro latino-americano de líderes promovido pela Clinton Global Initiative (CGI), uma iniciativa do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton. A CGI realiza conferências anuais todo mês de setembro em Nova York. O Rio, depois de Hong Kong em 2008, será a segunda cidade a receber o evento fora dos Estados Unidos. 
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e Clinton anunciaram o encontro hoje em Nova York, durante teleconferência. Empolgado com a realização do evento no Rio, o ex-presidente americano diz contar com a presença de líderes de toda a região. Um dos temas que ele espera ver na agenda é a universalização da educação na América Latina, especialmente o acesso das classes de renda mais baixa à universidade. "Educação é a precondição do crescimento econômico", disse, ao responder a uma pergunta de ÉPOCA. Para Clinton, os demais países da região poderiam adaptar e criar versões dos programas brasileiros dedicados à educação.
Lançada em 2005, a CGI procura incentivar ações e soluções para desafios mundiais, como desenvolvimento sustentável, empoderamento da mulher, recuperação econômica de cidades, sempre em torno de ideias inovadoras. Como um catalisador de parcerias, a equipe do CGI não se envolve na implementação, mas procura reunir as pessoas capazes de levar um projeto adiante. E cobra os resultados desses compromissos. "Nossa responsabilidade é ajudar as pessoas a manter seus compromissos e não apenas apresentar um relatório do progresso dos projetos, embora nós façamos isso também. Damos oportunidade em todo encontro para que os parceiros possam falar sobre o que está sendo feito, o que está funcionando e o que não está funcionando e como pretendem continuar", disse Clinton a ÉPOCA. "Se algum empresário desistir, nós tentamos encontrar outro capaz de substituí-lo, só para citar um exemplo".  
O CGI espera atrair para o Rio autoridades, líderes de ONG, filantropos e empresários. Para o prefeito Eduardo Paes, será uma oportunidade para mostrar ao mundo "este momento de grandes transformações da cidade".
Revista Época

Nenhum comentário :

Postar um comentário