28/09/2013

Capoeiristas realizam congresso pelo fim da violência contra mulher

Nesta sexta e sábado, a Associação Zumbi Capoeira (AZC) e o Laboratório da Paz (LABPAZ) realizam o IV Congresso de Mulheres Capoeiristas: Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. O evento busca consolidar agenda sociocultural com temática do feminino e promover integração entre capoeiristas do Ceará e estados vizinhos.

O congresso é composto por feira da cadeia produtiva da Capoeira, palestras, oficinas e rodas de conversa com abordagens sobre exclusão, injustiça, violência e opressões política e econômica direcionadas às mulheres. Além disso, serão colocadas em pauta temáticas como liberdade de expressão, diversidade cultural, pluralismo e fortalecimento da cultura afro-brasileira.

O IV Congresso de Mulheres Capoeiristas busca despertar a consciência social de homens e mulheres, contribuindo para o cumprimento do Artigo 215 da Constituição Federal que garante “o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes de cultura nacional”.

Ao fim do evento, os participantes farão carta que externará o posicionamento dos congressistas em defesa dos direitos humanos das mulheres, reafirmando a relevância da capoeira na formação da identidade brasileira. A carta será encaminhada à Secretaria de Cultura de Fortaleza, ao Gabinete do Prefeito de Fortaleza e à Câmara Municipal de Fortaleza.

Participarão do evento as mestras Janja, de Salvador, Carla e Vanda, de Fortaleza; as contramestras Luciana e Tina, de João Pessoa, Darliane, de Fortaleza; a professora Gabriela, de Recife; os mestres Everaldo - Ema, de Mato Grosso, e Lula, de Fortaleza.

Associação Zumbi de Capoeira
A associação, fundada em 1983 por Luiz Carlos Silva (mestre Lula), é composta por vários núcleos em Fortaleza e no interior do Estado. Desenvolve trabalhos gratuitos socioculturais em comunidades, pela defesa dos direitos das crianças, adolescentes e idosos. A AZC ministra aulas de capoeira e concede a várias comunidades o acesso à música, danças culturais populares, por meio da abordagem do racismo, gênero e desigualdade.

Serviço
Capoeiristas realizam congresso pelo fim da violência contra mulher
·Dia 27, a partir das 19h, no Teatro Antonieta Noronha (rua Pereira Filgueiras, 04, Centro), haverá solenidade de abertura do evento

·Dia 28, das 9h às 20h, na sede da Associação Zumbi Capoeira, haverá palestras, oficinas, dinâmicas, feira da cadeia produtiva da capoeira, rodas de capoeira, apresentações de percussão e dança

Mais informações: mestra Carla Mara, por meio dos telefones (85)8821.1477 e (85) 9803.3585.

Com informações da assessoria de imprensa do evento

Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário