05/02/2014

Curso para Bispos no Rio: a palavra ao Card. Braz de Aviz


Prossegue até sexta-feira, 7, o Curso para Bispos na residência do Sumaré, no Rio. A segunda palestra da manhã desta terça-feira, 4, foi ministrada pelo Cardeal João Bráz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Ele falou sobre o Decreto do Concílio Vaticano II “Perfectae Caritatis”, sobre a renovação da vida consagrada.

Dom João iniciou sua conferência relembrando a Jornada Mundial da Juventude que, segundo ele, foi “um verdadeiro fenômeno”. E agradeceu à Arquidiocese do Rio: “Renovamos nossa gratidão especialmente à Igreja no Rio, que carregou o peso maior da construção do evento, com suas inevitáveis surpresas”, disse.

Em seguida, falou sobre o impulso que o Concílio Vaticano II deu à vida consagrada, iniciando um caminho de renovação dessa experiência.

O Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica fez uma leitura do caminho de reflexão do magistério da Igreja ao longo desses 50 anos, após o Concílio Vaticano II. Para ele, os documentos da Igreja que tratam sobre o tema deixam claro que não existe contraposição entre a dimensão hierárquica e a dimensão carismática.

Diante dos desafios que a sociedade atual impõe à Igreja, o Cardeal Aviz ressaltou que hoje, mais do que nunca, a presença da mulher consagrada e do homem consagrado na Igreja e no mundo precisa ser um testemunho para a sociedade, que convida a não ter medo de ser feliz.
(CM-Arquidiocese RJ)


Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2014/02/05/curso_para_bispos_no_rio:_a_palavra_ao_card._braz_de_aviz/bra-770346
do site da Rádio Vaticano 

Nenhum comentário :

Postar um comentário