04/10/2013

Artista plástico morre em Sobral

Jovem talento despontava no cenário nacional, já tendo sido Top Cinco em concurso no âmbito do Mercosul

Sobral. Moradores deste município amanheceram ontem surpreendidos pela morte do ecodesigner Izael Moreira. Natural de Jaibaras, distrito de Sobral, ele despontava no cenário nacional como promessa em design sustentável, tendo ficado no Top Cinco do Concurso “Design de Talentos do Mercosul”.

Izael Moreira criava suas obras com materiais recicláveis, muitas vezes descartados por pessoas que acabavam comprado a nova peça de volta

O jovem de 23 anos criava peças com quase 100% de reutilização com materiais improváveis, muitas vezes descartados por pessoas que acabavam por comprar de volta a peça restaurada, de tão bela que havia se transformado. Em contato anterior com a reportagem, Moreira contou que resgatou e restaurou uma escrivaninha antiga que fora deixada em frente a uma casa para que a coleta de lixo levasse.
“O dono da escrivaninha foi ao ateliê em busca de outra coisa, e se encantou com o material restaurado, comprando-o. Após um pouco de conversa, descobrimos que era a mesma peça que ele havia descartado há poucos dias”, narrou, na ocasião.
Moreira era ecodesign e lactovegetariano, tendo mudado a cultura da fazenda dos pais de criação e corte de gado para agricultura sustentável. Suas peças decoraram espaços como a recepção de Glória Kalil, no recente evento Sobeleza 2013.
Formado em Pedagogia, era professor articulador na Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral, por meio da Escola de Artes e Ofícios, e professor de artes na Secretaria Municipal de Educação. Estava de viagem marcada em 2014 para a Argentina, onde passaria dois anos para se especializar em Ecodesign.
Izael iniciou como ecodesign há dois anos, em Fortaleza, quando fez sua primeira peça, um sofá feito com reuso, feito de tambores e madeira, que foi a peça que representou o Brasil na Argentina em Julho. Sua meta era levar peças diferenciadas, confortáveis e a um preço acessível a fim de difundir o uso e estilo de vida consciente.
Personalidade

Os móveis eram planejados de acordo com a personalidade do cliente e com o mínimo impacto no ecossistema. “A ideia é conseguir fazer um ecodesign de acordo com o cliente”, afirmava ele. Seu plano para o futuro era lançar, dentro de dois anos, uma linha mais acessível e outra mais elaborada. A diferença entre as duas seria o tempo e a elaboração da peça. Sua maior dificuldade eram os apoios para profissionalização, que se tornava muito cara para viagens a locais onde o segmento se desenvolvia, como a Argentina. Sem ateliê formal, seu principal local de trabalho era a Escola de Artes e Oficios de Sobral (Ecoa). “A Argentina era o espaço referencial do mundo em ecodesign. Foi uma honra estar lá”.

A Secretária de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE), Daniela Costa, declarou que a secretária estava de luto pelo jovem. Daniela conta que Izael teve uma grande história dentro do órgão, tanto como artesão quanto como cidadão.
Para ela, essa foi uma perda inestimável. “Ele estava começando a colher os frutos do trabalho árduo que desenvolvia desde criança. Conosco, houve diversas parcerias e trabalhos sendo o último um sofá que decorou o Sobeleza 2013″.
A secretária afirma que foi pega de surpresa, assim como toda a equipe. “Izael era um rapaz promissor que cativava a todos que o conheciam”.
O enterro e velório foram ontem, na propriedade da família no distrito de Jaibaras.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário