A iniciativa faz parte do projeto "Educando para o Trânsito" e conta com 30 adolescentes entre meninos e meninas
Crateús. Em breve este município passará a contar com novos guardas municipais, a Guarda Mirim. Os agentes começaram a ser formados ontem por uma equipe de agentes da Guarda Civil Municipal. A ação faz parte do projeto "Educando para o Trânsito", fruto da parceria entre a Guarda e a Secretaria Municipal de Educação.
O grupo poderá atuar no trânsito da cidade realizando ações educativas, durante seis meses. Os alunos são oriundos da rede municipal FOTO: SILVANIA CLAUDINO
No Ceará a cidade de Sobral já conta com a iniciativa dos jovens agentes. Para a formação, a Guarda contará com a parceria da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e 40° Batalhão de Infantaria, segundo o próprio órgão.
Sobre legalidade da iniciativa, uma vez que o público-alvo são menores de idade, a conselheira tutelar Rosilene Santos disse que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determina que, a partir dos 14 anos, o adolescente pode realizar trabalho educativo desde que esteja acompanhado de um adulto.
Os 30 adolescentes são oriundos da rede municipal e estão cursando o 9º ano do ensino fundamental. Foram selecionados por meio de prova e atuarão durante seis meses no Programa. Ao término desta data nova turma será formada pela Guarda Civil Municipal.
Os novos guardas serão formados por cerca de três meses e em seguida poderão atuar no trânsito da cidade de Crateús, realizando ações educativas e sempre acompanhados dos agentes de trânsito.
"É uma ação social e pedagógica, que funcionará como instrumento social com atuação na formação moral e cívica dos adolescentes, como forma de prevenção da criminalidade e da violência, através de um conjunto estruturado de políticas públicas ", ressalta Edilson Andrade, da equipe de formação.
A formação prevê aulas teóricas e práticas, três vezes por semana na sede da Guarda. As aulas contarão com material pedagógico e recursos tecnológicos, com o fim de instruir e motivar os estudantes para a importância e aprendizado do conteúdo.
A metodologia é voltada para noções de disciplina, moral e civismo. Entre os objetivos da formação estão: proporcionar ensinamentos relacionados à educação para o trânsito e cidadania; oferecer atividades que desenvolvam atitudes sociais positivas; despertar nos adolescentes o reconhecimento de valores positivos associados à família, aos estudos, ao trabalho, à saúde, ao patrimônio público, às pessoas e leis do trânsito.
"Esses adolescentes do Programa, além de serem incluídos, serão também os condutores de veículos no futuro, então é importante que conheçam as leis de trânsito e de comportamento para que sejam multiplicadores", destaca Andrade.
De acordo com a Guarda, o Programa contemplará turmas de até 30 alunos devidamente matriculados no 9º ano, sendo metade das vagas para o público masculino e a outra metade para o público feminino. Ao final do curso os estudantes aprovados receberão certificado.
Seleção
Segundo a Secretaria de Educação do município, a seleção dos alunos para a formação foi realizada pelo setor pedagógico da Secretaria, que aplicou a prova para 700 alunos que cursam o nono do ensino fundamental, nas 44 escolas da rede municipal, no mês de julho deste ano.
Os estudantes que obtiveram as melhores notas foram aprovados. Eles receberam uniforme, e terão alimentação durante o turno das aulas, e uma bolsa de R$ 200 mensais.
Para a secretária de Educação, Amélia Gonçalves, o projeto servirá como orientador para os adolescentes, já que futuramente eles poderão vir a ser condutores de veículos. Daí as noções sobre o trânsito. "Surgiu devido a necessidade de orientar os adolescentes logo cedo para o trânsito. Nem todos os condutores se portam da forma correta no trânsito, e com o projeto além deles aprenderem se tornarão multiplicadores na família e comunidade", frisa a Secretária.
SILVÂNIA CLAUDINO
REPÓRTER
ENQUETE
O que você acha desta nova iniciativa?
"Espero aprender tudo sobre as leis e o trânsito para aplicar na minha vida pessoal e saber também até para informar para outras pessoas. Penso no futuro e sonho em ter um veículo próprio"
Tamires Melo
Estudante
"É importante a formação e vai fazer diferença na minha vida, na minha educação, no meu comportamento e na disciplina. Vamos aprender a respeitar as pessoas, o país, tudo, bem cedo"
André Luiz Marques
Estudante
Diário do Nordeste
Nenhum comentário :
Postar um comentário